top of page

Ensaio sobre a CRIATIVIDADE

Cometemos o erro de pensar em criatividade como algo que se tem ou não, "ah eu não sou criativo, tal pessoa é". Isso não poderia estar mais errado, todos temos a capacidade de sermos criativos.

Mais ou menos como aquela frase de René Descartes "penso, logo existo" a criatividade pode também ter uma ótica dessas "imagino, logo sou capaz de ser criativo". Não há razão para dizermos que não somos criativos. Se somos capazes de sonhar/imaginar algo, nós somos capazes de criar.


Porém o grande desafio é, como destravar esta habilidade, segundo Louis R. Mobley, fundador da IBM Executive School, tornar-se criativo é muito mais um processo de desaprendizagem do que aprendizagem. Isso faz todo sentido, pois para sermos criativos, devemos explorar caminhos novos metaforicamente falando e até fisicamente, eventualmente pegar novas rotas para ir para lugares diferentes, tudo isso ajuda a destravar a nossa criatividade. Assistir filmes diferentes, musicas, reparar em coisas novas, abrir a nossa mente para ideias novas.


Outra prova que todos somos criativos é que todos nós já fomos criança algum dia, e é incrível a capacidade que crianças tem de criar, imaginar cenários, coisas mirabolantes.


Porque então quando crescemos, perdemos este espirito criativo?


As escolas são limitadores da criatividade, elas replicam um modelo industrial, uniforme, horários, apitos, e as pessoas fazendo o que são mandadas. O sistema acaba se tornando um opressor da criatividade, mas há certamente mais algumas razões......

Possivelmente falta de pratica e medo, a pratica é fundamental. Como qualquer habilidade a criatividade deve ser praticada para se tornar cada vez mais natural.


O medo do que os outros vão pensar ou medo de falhar também tolhem nossa capacidade de criar e principalmente apresentar nossas ideias para outros. Por pressões ou convenções sociais acabamos aprendendo, infelizmente, a temer o fracasso, quando na verdade ele deveria ser abraçado com toda força pois é nele que mais aprendemos, é no fracasso que temos a oportunidade de corrigir, ajustar e tentar de novo. Como certa vez Thomas Edison falou "Eu nunca falhei, eu só descobri 2 mil maneiras de como não fazer uma lâmpada", esse é o pensamento que temos que carregar conosco, falhar é normal, mas não só normal, é a melhor oportunidade de aprender algo novo mesmo que seja aprender como não fazer algo.


Não tema, crie, falhe, faça de novo, erre de novo, o que importa é o caminho e a experiência que adquirimos a longo da jornada.



 
 
 

Comments


Logo Lucca Brothers

Lucca Brothers Film Company 2024 - Todos Direitos Reservados

  • Design sem nome (4)
  • Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • YouTube
bottom of page